O Jogo da Imitação - Alan Turing

Fala galera, se vão passar o domingão em casa, estão sem planos ou querem dá um break nos estudos e curtir as férias, a recomendação de hoje é para quem ainda não viu o filme: O Jogo da Imitação ou em seu título original: The Imitation Game.

DRAMA E INTELECTO O ator Benedict Cumberbatch como Alan Turing, em cena de O jogo da imitação, e uma foto do verdadeiro matemático (abaixo). Ele quebrou a criptografia do Exército alemão (Foto: Fotos: divulgação e AFP)
Alan Turing. Fonte: Época
Acredita-se que mais de 50 milhões de pessoas tenham morrido durante a 2ª Guerra mundial, era como se estivessem exterminando a Espanha ou o Peru. E, não fosse uma peça chave, mais pessoas teriam entrado para as estatísticas.

Alan Turing, não era militar ou político. O sigilo de suas atividades e morte precoce, o deixaram injustamente na história. Adaptado do livro Alan Turing: The Enigma" e lançado em 2015 aqui no Brasil, o filme retrata vagamente a história desse criptoanalista, matemático, cientista da computação e criador da chamada “Máquina de Turing” – um grande dispositivo, repleto de fios, cabos e bobinas – responsável por decodificar mensagens criptografadas e foi com essa máquina que Turing e sua equipe de especialistas foram capazes de interceptar as mensagens trocadas pelos alemães, sabendo qual seria o próximo passo dado pelos nazistas, quais cidades ou frotas marítimas seriam bombardeadas, quais eram suas posições e planos. Estima-se que a invenção de Turing tenha reduzido em pelo menos 2 anos a duração da guerra. E salvado milhões de vidas.

O que também chama atenção no filme, fora o jeitão diferente de ser de Alan, foi a aparição de Joan Clarke, matemática inglesa e única mulher pertencente ao grupo de elite criado pela inteligência britânica. 

De fato o filme retrata a dimensão exata da importância da quebra de códigos adversários em um enfrentamento militar e tomado apenas por esse aspecto, o feito de Turing já seria histórico. 

'Christopher' visto no filme, é baseado em uma réplica do aparelho original de Alan Turing, que está localizado no museu em Bletchley Park, próximo a Londres.

Se gostam de um suspense histórico ou filmes em geral, vale a pena assistir essa cinebiografia.

sIRaMde
Sinopse: 
Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.

Se conhecer um bom filme ou livro pra compartilhar.
Deixe nos comentários.


Via: Época/ Maze