Engenharia de Alimentos



Duração média: 5 anos

O que é?
São técnicas e conhecimentos usados na fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos industrializados. O Engenheiro de Alimentos é responsável pela grande variedade de produtos existentes hoje no mercado, diferentes sabores, cores, texturas, embalagens… Além disso, é ele quem vai definir o prazo de validade do alimento, baseando-se em análises físicas, químicas e microbiológicas.

Mas eles não se limitam apenas a alimentos industrializados, também são responsáveis por elaborar alimentos seguros e garantir a segurança alimentar a população. Inclui conhecimentos em física, química, matemática e biologia, além de conceitos de economia e administração.

Áreas de Atuação:

O engenheiro de alimentos pode atuar dentro dos seguintes segmentos:
  • Indústria de insumos, equipamentos e embalagens para a indústria alimentícia (matéria prima e aditivos);
  • Indústria de produtos alimentícios;
  • Empresas de Serviços;
  • Órgãos e instituições públicas;
  • Fiscalização e auditorias;
  • Consultoria;
  • Instituições de ensino;
  • Instituições de pesquisa.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o engenheiro de alimentos, em geral, está amplo, estável e crescente pelo menos até 2020. As regiões Sul e Sudeste são as que oferecem mais oportunidades de emprego devido à quantidade de indústrias alimentícias instaladas nesses estados. As áreas mais promissoras são as de automação, projetos agroindustriais e controle de qualidade. 

Com o aumento da população mundial a busca por alimentos será maior e, portanto, o Brasil promete se destacar como um grande produtor de alimentos. Com isso, os formados não só de Engenharia de Alimentos, mas outros da área de agronegócio prometem ter mais oportunidade de trabalhos

Salário Inicial: R$R$ 4.068,00 (06 horas diárias).
(O engenheiro que trabalha 06 horas por dia deverá receber 06 salários mínimos, e aqueles que trabalham acima de 06 horas, deverão acrescentar, a cada hora, o percentual de 50%.)

Comemorado dia: 16 de outubro, juntamente com o Dia Mundial da Alimentação.

Forma-se: Engenheiro(a) na área de Alimentos, Engenheiro(a) de Alimentos