Aída Pullin - Cientista e Engenheira

Aída de Medeiros Pullin, nasceu em São Paulo em 11 de agosto de 1922,  filha de Arina de Medeiros Pullin e de João Pullin Júnior. Depois de terminar o curso de humanidades no Colégio Sant’Ana, na capital paulista, ingressou na Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo (USP) onde cursou Engenharia. Cientista e engenheira foi uma das primeiras mulheres a ingressar na Escola Politécnica da USP, local onde posteriormente desenvolveu importantes pesquisas.

Trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas, foi assistente da cadeira de bioquímica da Escola Politécnica e sócia do Instituto de Engenharia. Escreveu trabalhos sobre bioquímica e química nuclear. Merecem especial destaque as publicações O uso do 2-4-D para a obtenção de tomates sem sementes, em coautoria com Armando Ruso, e Celulose de subfrações de sabugo de milho, em coautoria com Júlio Buschenelli e Kimiki Kohatsu.

Fonte: SCHUMAHER, SchumaBRASIL, Érico Vital. Dicionário Mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade (biográfico e ilustrado), Rio de Janeiro: Zahar, 2000.