23 das Engenheiras mais Poderosas do Mundo

Nº 23: Lisette Titre - Ubisoft - Gerente de Arte da Ubisoft

Lisette Titre-Montgomery é uma desenvolvedora de jogos de videogame com mais de 14 anos de experiência na indústria. Suas habilidades artísticas incluem efeitos especiais, modelagem de personagens e pintura texturizada. Além disso, ela fez parte de equipes de arte globais no Japão, China, Austrália, Índia e Filipinas. Lisette tem contribuído para alguns dos maiores jogos da indústria, incluindo Tiger Woods Golf, Os Simpsons, o Inferno de Dante, Dance Central 3, SIMS 4 e Transformers: Era da Extinção para Android e iOS. Seu projeto mais recente
é com a Ubisoft San Francisco na próxima sequência de jogos AAA de South Park, The Fractured but Whole. 

Ela, não só tem o emprego dos sonhos de um geek, como tem sido uma incansável defensora e encorajadora as mulheres mais jovens, especialmente as jovens carentes e que consideram a indústria dos jogos como uma carreira


Nº 22: Amanda Stiles – SpaceX - Engenheira de Operações de Missão em Tecnologias de Exploração Espacial  (Mission Operations Engineer at Space Exploration Technologies)
No. 22: SpaceX's Amanda Stiles

Stiles é engenheira de treinamento e simulação de várias operações comerciais da SpaceX.

Ela veio para SpaceX após administrar algumas operações técnicas para a Fundação X PRIZE e foi particularmente envolvida no Google Lunar X PRIZE, onde o Google está oferecendo US$ 30 milhões em prêmios para as pessoas que constroem robôs para enviar a lua. 

Ela também passou uma temporada no Centro de Pesquisas da NASA testando software para uma nave espacial lunar. 


Nº 21: Lisa Earnhardt – Intersect ENT - Presidente, CEO da Intersect ENT 

No. 21: Intersect ENT's Lisa Earnhardt
Intersect ENT faz dispositivos biotecnológicos para milhões de pessoas que sofrem de problemas de ouvido e sinusite crônica. O pequeno dispositivo é implantado no corpo e fornece pequenas e constante doses de medicamentos, uma alternativa menos invasiva do que a cirurgia. 

Earnhardt ingressou na empresa em 2008 e antes disso, ela foi presidente da Divisão de Cirurgia Cardíaca de Boston, com mais de 450 empregados. 


Nº 20: Deb Kilpatrick - Evidation Saúde  - CEO da Evidation Health 

No. 20: Evidation Health's Deb Kilpatrick
Entre rastreadores fitness, aplicativos de smartphones, e vários outros tipos de dispositivos de tecnologia móvel referente a saúde, essa coisa chamada "saúde digital" tornou-se difícil.

A Evidation Health é o arranque da GE Ventures e Stanford Healthcare, lançado em março de 2015, que irá provar clinicamente que um produto de tecnologia de saúde é útil para os pacientes. 

Kilpatrick também é co-fundadora da MedtechWomen, um grupo de colegas para as mulheres no campo da biotecnologia. Ela atua no Conselho Consultivo da Georgia Tech e é membro do Instituto Americano de Medicina e Engenharia Biológica. Conta ainda com um Ph.D. em Engenharia de Biotecnologia Mecânica, e começou sua carreira na indústria aeroespacial, trabalhando como engenheira do avião de caça F22 Raptor na Pratt & Whitney.

Nº 19: Ayanna Howard - Zyrobotics - Fundadora e Chefe do Departamento de Tecnologia da Zyrobotics. 


No. 19: Zyrobotics' Ayanna Howard
Howard é professora da Georgia Tech especializada na intersecção de aprendizagem e máquina robótica, (ela tem um Ph.D. em engenharia elétrica). 

Passou 13 anos na área de P&D de robótica em lugares como a Fundação Nacional de Ciências e a NASA até 2012. Foi quando co-fundou a Zyrobotics, um spin off da Georgia Tech. 

A Zyrobotics usa máquinas de aprendizagem e robôs para fazer brinquedos educativos para crianças, com ênfase em ajudar as crianças com necessidades especiais. 


Nº 18: Karen Schamm – Broadcom - Diretora Sênior de Engenharia da Broadcom 

No. 18: Broadcom's Karen Schramm
Você sabia que os softwares tem dominado o mundo? O que acaba sendo muito bom para a fabricante de chips Broadcom que agora está fornecendo para todas as maiores fabricantes de hardware, conhecidas como "silício comerciante." 

Isso refere-se a um chip de computador menos caro que os fabricantes de hardware compram em vez de criar seus próprios chips personalizados. 

E Schramm está dirigindo uma das unidades que tem tomado a indústria de equipamentos de rede, da Broadcom Infrastructure & Networking Group.


Nº 17: Tracy Chou – Pinterest - Engenheira de software no Pinterest 

No. 17: Pinterest's Tracy ChouAos 27 anos, Chou se tornou bem conhecida no Vale do Silício por seu trabalho, antes de ser uma jovem engenheira talentosa, emergiu como uma estrela solucionadora de problemas, uma programadora que, começou como estagiária no Facebook e Google antes de assumir um papel fundamental no Quora. 

Há pouco mais de três anos, ela assumiu um novo desafio, o Pinterest, onde ela permanece até hoje. Especialistas a vêem como uma rápida estrela em ascensão. 


Nº 16: Erica Lockheimer – LinkedIn - Diretora de Engenharia de Crescimento no LinkedIn 

No. 16: LinkedIn's Erica LockheimerLockheimer dirige uma equipe dentro da organização de engenharia que encoraja as pessoas a se juntar e usar o LinkedIn. 

Em 2014, sob a sua liderança, o LinkedIn dobrou sua taxa de membros inscritos e triplicou sua contagem total de membros. Ela também ganhou a sua primeira patente no LinkedIn. 

Além disso, ela é membro do conselho do Instituto Anita Borg e a cabeça da iniciativa de Líderes Técnico Mulheres do LinkedIn, um grupo de colegas para as mulheres técnicos na empresa. 


Nº 15: Aicha Evans – Intel - Vice-presidente Corporativo e Gerente Geral de Comunicação e Dispositivos do Grupo Intel no Grupo de Engenharia de Plataforma 

No. 15: Intel's Aicha EvansEvans supervisiona a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de comunicação sem fio da Intel, incluindo Wi-Fi, GPS, RF, Bluetooth, NFC, LTE, e assim por diante. 

Ela ingressou na empresa em 2006 como gerente de teste, antes de se mudar para a área de P&D, onde era líder do Grupo Wireless Mobile. 




Nº 14: Christina Chen – Microsoft - Gerente Geral de Experiências de Escritório, Aplicações e Serviços do Grupo Microsoft 

No. 14: Microsoft's Christina ChenChen está liderando uma equipe que busca tornar os produtos da Microsoft mais fácil e intuitivo de usar. A Microsoft leva tão a sério esta missão que Chen foi encarregada de toda a organização de engenharia da Microsoft, compartilhando as melhores práticas, seus códigos, trabalhando em projetos e em conjunto entre as equipes. 

Chen se juntou à Microsoft diretamente na faculdade, trabalhou lá por uma década antes de sair para o Google. Após cinco anos no Google, a Microsoft a convidou de volta para trabalhar no Bing.


Nº 13: Alba Colon – GM - Gerente do programa de NASCAR na GM 

No. 13: GM's Alba ColonColon cresceu em Porto Rico sonhando em ser uma astronauta. Apesar de obter seu diploma em engenharia mecânica, e entrar para a Sociedade de Engenheiros Automotivos, apaixonou-se pelos carros e tem sido uma força imparável no automobilismo desde então. 

Ela se juntou a GM diretamente na faculdade e progrediu até ser engenheira líder na Série Sprint Cup NASCAR para a equipe Chevrolet. 

Nesse trabalho que ela ajudou a Chevy a ganhar 160 vitórias, seis campeonatos de motorista, oito prêmios da copa dos fabricantes, entre outros reconhecimentos. Ela também trabalhou como engenheira-chefe para motoristas como Jimmie Johnson, Dale Earnhardt Jr. e Danica Patrick. 


Nº 12: Tamar Yehoshua – Google - Vice-presidente de Gerenciamento de Produto do Google 

No. 12: Google's Tamar YehoshuaYehoshua entrou para o Google em agosto de 2010 e conduziu os esforços do Google, esforços muito importantes para trazer a pesquisa a todos os tipos de dispositivos em muitas línguas. 

O trabalho de sua equipe, especialmente com a pesquisa ativada por voz, levou a uma série de outros projetos como o Google Now e Auto Android. 

Em 2013, ela explicou sua missão: "O objetivo é fornecer as respostas antes mesmo de fazer as perguntas." 


Nº 11: Ann Kelleher – Intel - Vice-presidente Corporativo e Gerente geral, ordenação de fabricação da Intel 

No. 11: Intel's Ann KelleherA Intel fabrica transistores de 10 bilhões de sub-microscópicos por segundo e a organização de Kelleher gerencia o valor de US $ 20 bilhões em instalações de fabricação de chips nos EUA, Europa, Israel e China. 

Kelleher ingressou na Intel em 1996. Ela tem bacharel, mestrado e um doutorado em engenharia elétrica. 



Nº 10: Kath Polinsky – Salesorce - Vice-presidente de Engenharia da Salesforce 

No. 10: Cathy Polinsky, VP of Engineering, SalesforceO CEO da Salesforce Marc Benioff está em uma missão recém-descoberta para encontrar e promover mulher talentosa em sua empresa. Cathy Polinsky tem sido, na verdade, uma engenheira de alto nível desde antes Benioff levar essa missão adiante. 

Ela se juntou a Salesforce como engenheiro sênior em 2009, por meio do Yahoo (e Oracle antes disso). Ela realizou uma série de papéis importantes na engenharia. 

Como vice-presidente de engenharia da busca corporativa, ela está conduzindo o esforço da Salesforce para criar o seu próprio motor de busca. Salesforce sonha em ser um grande jogador no novo e aquecido mercado de dados, e para fazer isso, ele precisa de sua própria tecnologia de busca.


Nº 09: Samantha Cristoforetti – Astronauta italiana - Astronauta da Agência Espacial Europeia 

No. 9: Italian astronaut Samantha CristoforettiEm novembro de 2015, a primeira astronauta da Itália, Cristoforetti, mudou-se para a Estação Espacial Internacional para uma excursão de seis meses. Ela começou a twittar fotos e postar vídeos da vida no espaço o que a transformou em uma estrela internacional na mídia social. 

Ela ensina ciências, e, fotos postadas da Terra, mostra seus truques para comer doces em anti-gravidade, e ainda fez um tour ao “toalete” da estação espacial. Deveria retornar em maio, mas permanecerá na até junho. 


Nº 08: Aprille Ericsson – NASA - Gerente do Programa Goddard Space Flight Center da NASA 

No. 8: NASA's Aprille EricssonEricsson é amplamente conhecida como a primeira mulher afro-americana a receber um Ph.D. em engenharia na NASA Goddard Space Flight Center. 

Ela teve uma longa carreira como engenheira aeroespacial na NASA, desde então, trabalhou duro até chegar ao cargo de engenheira de sistemas em 1989. Agora, ela está fazendo divulgação, ajudando parceiros da NASA para co-desenvolver tecnologia. 
Ela também tem sido professora na Universidade de Howard. 


Nº 07: Yanbing Li – Vmware - Vice-presidente e Gerente Geral de Armazenamento e Disponibilidade da VMware 

No. 7: VMware's Yanbing LiLi se juntou a VMware como gerente de engenharia trabalhando na China, até operar o centro corporativo de P&D. 

Depois de cinco anos na China, ela ganhou uma promoção que a levou para o Vale e a colocou no comando de instalações globais. Ela, lidera a unidade de engenharia central, uma organização de 1000 pessoas em 5 países. 

Em outubro de 2015, ela recebeu uma nova missão: construir uma “nuvem pública” para armazenar dados que pode assumir o grande S3 da Amazon (para não mencionar a Microsoft e Google). 


Nº 06: Jeannette Asa – Microsoft - Vice-presidente Corporativo da Microsoft Research 

No. 6: Microsoft's Jeannette WingA Microsoft gasta cerca de US$ 10 bilhões por ano em pesquisa e desenvolvimento, e Wing administra todos os laboratórios, as enormes instalações de pesquisa da Microsoft. 

Vamos apenas acrescentar que ela veio a Microsoft em 2013 após sua impressionante carreira como docente de ciência da computação na Universidade Carnegie Mellon, e trabalhou no National Science Foundation antes disso. 


Nº 05: Kate Bergeron – Apple - Vice-presidente de Engenharia de Hardware da Apple 

No. 5: Apple's Kate BergeronBergeron teve uma carreira longa e próspera na Apple, ela ingressou na empresa em 2002, e chegou a ser engenheira mecânica na fabricação de moldes de produtos móveis e, em seguida, trabalhou na equipe de design do Mac. 

Agora está ocupando um cargo na fabricação de uma gama de produtos, incluindo novas tecnologias, como o Apple TV. No outono passado, ela foi promovida a vice-presidente. 

Além disso, ela ensina no D-Lab do MIT, que está projetando tecnologias para ajudar a tirar as pessoas da pobreza. 


Nº 04: Jen Fitzpatrick - Google - Vice-presidente de Engenharia e Gestão de Produtos do Google 

No. 4: Google's Jen FitzpatrickFitzpatrick lidera as equipes de produto e engenharia para os produtos locais do Google, serviços como busca local e do Google Places. No outono passado, também lhe foi dado um dos serviços mais preciosos do Google, o Google Maps. 

Ela está no Google desde 1999 e nesse tempo, já trabalhou em um grande número de projetos do Google, como AdWords, o Google News, engenharia corporativa e o sistema de pesquisa do Google. 


Nº 03: Diane Greene – Empreendedora - Investidor-anjo, membro do conselho do Google, fundadora de startup 

Diane Greene foi co-fundadora e CEO da VMware e após ser despedida após que a EMC a adquiriu, ela ainda é uma força no Vale do Silício. 

No. 3: Entrepreneur Diane GreeneEla não só é considerada como uma das mulheres "mais inteligentes" fundadoras de Tecnologia como também está por trás de grandes sucessos do Vale, tendo investido ou aconselhado empresas como a Cloudera, Cumulus Networks, e Nicira. E tem estado no conselho de administração do Google desde 2012. 

Ultimamente, ela está trabalhando as escondidas em outra startup. Ninguém sabe muito, nem mesmo o seu nome, mas todo mundo está ciente e esperando a empresa a surgir. 


Nº 02: Lisa Su – AMD - CEO da AMD 

No. 2: AMD's Lisa SuA carreira de Su na fabricante de chips AMD tem sido nada menos do que meteórica. 
Ela ingressou na AMD em 2012 como vice-presidente sênior e gerente geral, após 13 anos na IBM e pouco mais em outro fabricante de semicondutores, Freescale. 

Na AMD foi nomeada COO e, ano passado tornou-se CEO, de repente, substituindo Rory Read, que administrava a empresa desde 2011. 

Antes de ser CEO, Su ganhou elogios por seu trabalho como executiva de semicondutores. 
Ela tem PhD em engenharia elétrica no MIT.


Nº 01: Ginni Rometty – IBM - CEO da IBM 

No. 1: IBM's Ginni RomettyRometty conquistou sua posição de poder na IBM e em toda indústria de tecnologia conduzindo vendas maciças e as equipes de marketing da IBM. 

Mas, ela começou sua carreira na IBM como engenheira de sistemas, alguns anos depois de se formar na Northwestern com uma licenciatura em ciência da computação e engenharia elétrica. 

Sua formação em engenharia é uma das razões por ser tão animada sobre a IBM Watson, um computador super inteligente que pode pensar, raciocinar e falar como um ser humano. Ela tem todos os tipos de planos para transformar Watson em uma “vaquinha de dinheiro” para a empresa e ela diz que o Watson vai mudar radicalmente os cuidados de saúde. 

Se Rometty consegue remodelar o seu caríssimo gigante de tecnologia em uma potência da próxima geração, ela e seu legado permanecerá poderoso para os próximos anos.

Conhece mais alguma mulher que deveria estar nessa lista? Deixe nos comentários.