Hedy Lamarr: Bela, Brilhante e Corajosa


Uma glamorosa atriz de Hollywood fez contribuições significativas de engenharia para as redes sem fio de hoje. Hedy Lamarr era uma famosa atriz de filme da década de 1930. Enquanto estrelava em filmes famosos foi também engenheira.

Nascida Hedwig Eva Maria Kiesler em 9 de novembro de 1914 em Viena, Áustria. Aos 17 anos de idade Hedy estrelou seu primeiro filme em um projeto alemão, logo passou a chamar a atenção dos produtores de Holywood assinando seu primeiro contrato com a MGM.

Uma vez em Hollywood, mudou oficialmente seu nome para Hedy Lamarr e estrelou seu primeiro filme em Holywood – Algiers (1938).

Como ser bela e talentosa não bastasse, Hedy também foi extremamente inteligente. Além de suas realizações nos filmes, Hedy patenteou uma ideia que mais tarde tornou-se a muleta de ambas as comunicações militares seguras e da tecnologia de telefonia móvel.

A ideia surgiu ao lado do compositor George Antheil em frente a um piano, submeteram então a ideia ao Departamento de Guerra norte-americano, que o recusou, em 1941.

Mas em 1942, Hedy e Antheil patentearam o que chamaram de “Secret Communication System”. A ideia original, destinava-se a resolver o problema de inimigos bloqueando os sinais de rádio-controlado dos mísseis durante a II Guerra Mundial, envolvia mudar as radiofrequências simultaneamente para prevenir que os inimigos fossem capazes de detectar as mensagens.

Enquanto a tecnologia da época impediu a viabilidade da ideia no começo, o enxugamento feito do projeto mais tarde , tornou a ideia de Hedy muito importante tanto para a indústria de telefonia celular quanto para a militar.

Sua invenção ficou desconhecida até 1997, quando a Electronic Frontier Foundation deu a Lamarr um prêmio por sua contribuição. Em 1998, a “Ottawa wireless technology” desenvolveu a Wi-LAN, Inc. “adquirindo 49% da patente de Lamarr”. Antheil morrera em 1959.

A ideia do aparelho de frequência de Lamarr e Antheil serviu de base para a moderna tecnologia de comunicação, tal como COFDM usada em conexões de Wi-Fi e CDMA usada em telefones celulares.

Patentes similares foram registradas por outros países, tais como a Alemanha, em 1935, em que os engenheiros da Telefunken Paul Kotowski e Kurt Dannehl registraram as patentes em 1939 e 1940. Apesar de ter patenteado a ideia de uma frequência que fosse variável no percurso entre emissor e receptor, não ganhou dinheiro com isto. Em 1997 recebeu do Governo dos Estados Unidos da América menção honrosa “por abrir novos caminhos nas fronteiras da eletrônica”.


Legado
  • Por sua contribuição para o cinema, Hedy Lamarr tem uma estrela na Calçada da Fama, no 6247 Hollywood Blvd.
  • Foi inspiração para Walt Disney desenhar a Branca de Neve, “a mais bela”, seu primeiro desenho animado de longa metragem (1937).
  • O sistema de comunicações que Lamarr criou para as Forças Armadas dos Estados Unidos da América atualmente acelera as comunicações de satélite ao redor do mundo e foi usado para criar a telefonia celular.
  • No jogo de computador Half-Life 2, o Dr. Isaac Kleiner possui um headcrab de estimação chamado Lamarr, em homenagem à atriz.
  • Em 1998, uma ilustração da face de Lamarr foi usada pela Corel Corporation em sua publicidade para o CorelDRAW 8 software, sem autorização. O caso foi resolvido em 1999.
  • Em 2005, o primeiro Dia do inventor na Alemanha foi estipulado, em sua honra, em 9 de novembro, dia em que faria 92 anos.
Este impressionante avanço tecnológico combinado com todo o seu talento de atuação e mais a qualidade de estrela fez dela “a mulher mais bonita no cinema”, uma das mulheres mais interessantes e inteligentes na indústria cinematográfica.