Helen Blanchard: Grande Inventora da Era Industrial

Helena Augusta Blanchard nascida em Portland, Maine. Foi uma das maiores inventoras da era industrial muitas vezes citada como “Senhora Edison”, obteve no mínimo 28 patentes
, das quais 22 tiveram a ver com máquinas de costura.

Nascida em 1840 em uma família rica de Maine. Seu pai era Nathaniel Blanchard, um dos mais conhecidos armadores da América. As invenções da Senhorita Blanchard pertencem em grande parte à melhoria e eficiência de máquinas de costura, e classificada entre as mais notáveis ​​invenções mecânicas da época.

Quando sua família perdeu sua fortuna suas habilidades mecânicas vieram a calhar. Sua primeira invenção foi a sobre-costura do ponto longo em 1873. Em 1880, ela inventou a costura e corte, e no mesmo ano, o ponto em ziguezague para chapéus. Esse ponto em ziguezague selou as bordas cruas da costura, que fez o mais resistente do vestuário.

Em 1882, ela produziu uma máquina de crochê, que foi coroada como sinal de sucesso.

Sua máquina de ziguezague de 1873 agora está em exibição no Museu de História Americana em Washington Capital. Outras invenções notáveis ​​por Blanchard é uma agulha cirúrgica, apontador de lápis, bem como costuras elásticas para roupas e gomos de sapatos.

Ela faleceu em 1922 aos 82 anos.