LinkedIn - Rede Social Profissional


Atualmente, muitas empresas estão analisando os perfis dos candidatos nas redes sociais, mas, isso não é mais segredo para ninguém. 

Em entrevista ao site Tribuna da Bahia, Adriana Queiroz, profissional de Recursos Humanos (RH), disse que “Se elas (as empresas) pedem este dado é porque utilizam as informações lá contidas” e “Só vale a pena informar o endereço do seu twitter, facebook entre outras, se nestas estiverem informações relevantes, que somem às suas características profissionais”.

Mas, se você é daquelas que não gosta de revelar seus perfis sociais em currículo, se ainda não tem, já está passando da hora de ter um perfil profissional no LinkedIn, que é a maior rede profissional
do mundo com mais de 400 milhões de usuários e muito usada por recrutadores pela facilidade de encontrar profissionais bem indicados e ser uma forma mais direta de encontrar o que as empresas procuram.

Então, confira 06 dicas para lhe ajudar nessa plataforma:

01 – Faça seu perfil no LinkedIn brilhar

Tudo começa com o seu perfil, o ponto de partida padrão onde o LinkedIn lhe dá a oportunidade de fazer a primeira boa impressão e atrair as oportunidades mais significativas e relevantes.

Com um perfil disperso e pouco desenvolvido você pode não aparecer em pesquisas relevantes, além de estar perdendo oportunidades de voluntariado, palestras e networking. Mas, você não tem que lidar com todo o trabalho de uma só vez. No LinkedIn você pode separar o seu perfil em tarefas menores. "Adicionando uma foto de perfil, um título atraente, um resumo de 40 palavras ou mais, preenchendo a seção de experiência e adicionando suas habilidades, são ótimos lugares para começar... Cada ação que você toma ajuda a torná-lo mais fácil de encontrar entre as centenas de milhões de profissionais dentro e fora do LinkedIn," de acordo com a empresa.

02 - Não seja tímido no LinkedIn

A rede social profissional não é lugar para ser tímido. Networking é fundamental para sua carreira.

Não se preocupe em estar importunando os outros profissionais ou hesite em contatar pessoas que você não fala já algum tempo. LinkedIn diz que seu aplicativo Connected pode ajudar a encontrar momentos apropriados para se conectar. Mudanças de emprego, uma menção na atividade, aniversários de trabalho e reuniões recentes são os melhores momentos.

03 - Junte-se a um grupo LinkedIn para construir sua reputação

LinkedIn diz que seus grupos podem ser uma fonte de conhecimento útil e um ótimo lugar para trocar conhecimentos com outros profissionais.

Mais de dois milhões de grupos existem hoje e o LinkedIn encoraja seus membros a participar dos grupos para expandir suas redes, conhecer outros profissionais em suas indústrias, construir reputações como líderes de pensamento e encontrar soluções para os desafios específicos que enfrentam.

"As pessoas que participam de conversas em grupos são cinco vezes mais propensos a receber visitas de perfil de pessoas fora de sua rede - o que poderia traduzir-se em mais oportunidades", segundo o LinkedIn.

04 – Mantenha o controle sobre quem visualiza o seu perfil do LinkedIn

É importante você manter o controle sobre as pessoas que veem o seu perfil, bem como quando ele é visualizado. LinkedIn deixa os usuários decidirem quem vê o seu perfil por anos, mas hoje você também pode identificar as ações que geram mais visualizações.

"Pense em visualizações para o seu perfil como possíveis contratações, conexões ou até mesmo oportunidades de carreira", diz LinkedIn.

Claro, essas relações são de duas vias e o LinkedIn diz que você deve manter suas configurações de visibilidade aberto para que os outros membros possam ver quando você visualizar outros perfis.

05 – Se esforce para manter o contexto e qualidade

Não há prêmio por acumular conexões no LinkedIn, por isso não se concentre no número de pessoas na sua rede. "Pense em construir uma boa rede de profissionais que você conhece, respeito e possibilidades garantimos para você", diz LinkedIn.

Se você precisar chegar a alguém com quem não tenha trabalhado antes, LinkedIn sugere levar um tempo para descobrir como vocês podem se conhecer ou identificar conexões que tenham em comum.

Você deve encontrar esses pontos em comum - seja uma ligação, o interesse, habilidade, formação - e, em seguida, criar um convite pessoal com o contexto adequado para ajudá-lo a se destacar.

06 – Encontre Sua Voz no LinkedIn

"Sua identidade profissional não trata apenas sobre o que você fez", segundo LinkedIn. "É também a forma como você pensa e o que você sabe."

A plataforma de auto-publicação do LinkedIn dá aos membros uma forma de compartilhar lições aprendidas ou comentário sobre as tendências do setor.

Você está não só incentivado a mostrar suas áreas de especialização, mas também a ter o tempo necessário para elaborar uma voz autêntica. Embora sua voz possa não se desenvolver naturalmente de um dia para o outro, é importante manter-se fiel a quem você é e como você quer se apresentar.

“As Publicações de mensagens é uma ótima maneira de mostrar o seu conhecimento profissional, posicionar-se como um líder de pensamento em sua indústria e até mesmo destacar algumas das coisas interessantes que a sua empresa está fazendo", diz LinkedIn.


Muitas empresas e pessoas me mandam mensagens pedindo indicações, e, foi pensando nisso que resolvi voltar a utilizar a plataforma e fazer o post de hoje. 

Para me adicionar a sua rede é só clicar aqui.
Ou acessem: https://br.linkedin.com/in/cheroleeramos e podem estar participando do grupo também: https://www.linkedin.com/groups/7454645

Crie seu networking, mantenha contato, fique conectado e garanta sua oportunidade!